Depois do sucesso mundial de Squid Game, podemos afirmar que, depois do fenómeno k-pop, também as séries coreanas conquistaram o ocidente. Para nós, que estamos habituados ao padrão de série americano ou europeu, é bem diferente assistir um drama coreano ou, como habitualmente é denominado, k-drama.

Além do óbvio fator cultural, pois vemos retratado a realidade asiática, a forma de o retratar também é distinta. Episódios mais longos, ação mais lenta e diálogos que parecem poesia (sobretudo em alguns dramas românticos). Para quem se quer aventurar nos k-dramas, aqui ficam algumas indicações de dramas de que já assisti, gostei, e acredito serem do agrado geral.

K-DRAMA

HOMETOWN CHA CHA CHA

É um dos meus k-dramas favoritos, muito devido a uma temática nem cliché que eu adoro, mulher da cidade grande muda-se para a cidade pequena. A protagonista feminina é Yoon Hye-jin (Yang Shin Min-a), uma dentista que abandona Seul após ter sido despedida da clínica onde trabalhava. Depois de ser difamada pela antiga chefe e não encontrar emprego, Hye-jin visita Gongjin, uma pequena vila no litoral que conheceu com os pais em criança e decide abrir aí uma clínica dentária.

O protagonista masculino, Hong Du-sik (Kim Seon-ho) é o faz tudo da terra. Formado em engenharia na Universidade de Seul, vive agora em Gongjin onde faz de tudo um pouco e é uma das pessoas mais importantes e queridas da comunidade. Os dois conhecem-se, atraem-se, repelem-se e apaixonam-se. Vale a pena ver pela estória de amor e para acompanhar a vida dos personagens de Gongjin.

Trailer Hometown Cha Cha Cha

K-DRAMA

ONE SPRING NIGHT

E mais um dos meus k-dramas favoritos da vida. Lee Jeong-in (Han Ji-min) é uma bibliotecária numa relação de quatro anos com Kwon Gi-seok (Kim Jun-han). Uma dessas relações que persistem mais por hábito do que por amor. Um dia, Jeong-in entra numa farmácia para comprar algo que lhe cure a ressaca e é atendida por Yoo Ji-ho (Jung Hae-in), um farmacêutico pai solteiro (fato ainda mal visto na Coreia do Sul e alvo de descriminação) que a atende e a atração é imediata.

Os dois começam um flirt e ficam cada vez mais envolvidos um pelo outro apesar da protagonista se encontrar numa relação prévia. Um clássico triângulo amoroso.

Mas não é só a estória do casal protagonista que vale a pena assistir. A relação da protagonista com as irmãs e a relação do protagonista com o filho são uma delícia de ver. Ah, a banda sonora vai ficar uma semana na vossa cabeça.

Trailer One Spring Night

K-DRAMA

SOMETHING IN THE RAIN

Lembram-se daquele top 5 de K-dramas? Este sem dúvida está lá. Foi o segundo k-drama que vi na vida e onde crushei no Jung Hae-in. É do mesmo diretor de One Spring Night e se assistirem os dois k-dramas vão entender que a mesma linguagem e estética estão lá. Muito amor, muito drama. Yoon Jin-ah (Son Ye-jin) é uma mulher de 35 anos, solteira e supervisora de lojas de uma cadeia de cafés.

Um dia, casualmente, encontra Seo Joon-hee (Jung Hae-in), um designer de jogos, melhor amigo do seu irmão mais novo que está de volta à Coreia do Sul depois de viver 3 anos nos E.U.A.. Reencontram-se, apaixonam-se, namoram em segredo e tentam lutar pela relação que parece ter a desaprovação de todos ao seu redor.

A série ficou popular por retratar assuntos ainda considerados controversos na Coreia do Sul, como o uma mulher mais velha namorar com alguém mais novo, o assédio sexual nas empresas, fruto de uma cultura corporativa ainda bastante sexista e machista, a descriminação de orfãos (sim, é revoltante) e tantos mais. Apesar de ser o género romance há uma componente dramática na série que nos faz sentir todo o tipo de sentimentos. Ah, preparem-se porque há ali uma personagem absolutamente odiosa.

Trailer Something in the Rain

K-DRAMA

ITAEWON CLASS

Depois de três k-dramas românticos seguimos com uma estória de vingança e luta por poder. Park Sae-ro-yi (Park Seo-joon), o protagonista, foi expulso da escola na juventude por ter batido em Jang Geun-won (Ahn Bo-hyun), para defender um colega que estava a ser alvo de bullying. O bully sai ileso por ser herdeiro de uma multinacional, o que revolta o nosso protagonista.

Depois de sair da cadeia, o protagonista abre um bar em Itaewon, a zona mais “estrangeira” de Seul e começa a ter bastante sucesso. Se gostam de estórias de vingança e

Trailer Itaewon Class

K-DRAMA

CRASH LANDING ON YOU

Chegámos ao k-drama para assisterem com os vossos pais. Acreditem, eles vão amar. Yoon Se-ri (Son Ye-jin), uma empresária dona de uma empresa de cosméticos e herdeira de um conglomerado, cai de pára-quedas, literalmente, na Coreia do Norte. É salva por Ri Jeong-hyuk (Hyun Bin), um capitão da força especial da Coreia do Norte, integrante de uma família poderosa da elite norte-coreana.

A trama da série gira em volta das tentativas feitas pelo capitão, e pelos seus fiéis soldados, de esconder a empresária enquanto procuram uma forma de a levar de volta ao seu país de origem. Neste processo de várias tentativas de escape, os dois acabam por se apaixonar sabendo que a sua história de amor tem poucas possibilidades de um final feliz. Vale a pena ver o retrato de duas Coreias distintas (ainda que seja uma obra ficcional) e o desenvolvimento das personagens secundárias que trazem tanto carácter à estória.

Trailer Crash Landing On You

K-DRAMA

D.P. DOG DAY

Para fugir do tema romance, D.P. Dog Day. K-drama com temática militar com o exército sul-coreano como protagonista. A série foca, principalmente, nos soldados Ahn Joo-ho (Jung Hae-in) e  Han Ho-yul (Koo Kyo-hwan) que são recrutados para trazerem os desertores do serviço militar de volta à base.  O serviço militar é obrigatório na Coreia do Sul que, oficialmente, ainda se encontra em guerra com a Coreia do Norte. Podemos ver retratado o funcionameto do serviço militar, os abusos de poder, o bullying absurdo e as suas graves consequências.

Esta é daquelas séries dignas de binge watching, curta, banda sonora boa e fotografia excelente. Se ficaream curiosos, a série vai ter um segunda temporada que estreia agora em 2022.

Trailer D.P. Dog Day
K-DRAMA

HOSPITAL PLAYLIST

Por último, não posso deixar de indicar o k-drama Hospital Playlist. A série conta-nos a vida de cinco médicos amigos que se conheceram na faculdade de medicina e que acabam a trabalhar no mesmo hospital, o Centro Médico de Yulje. Acompanhamos o dia-a-dia de Lee Ik-joon (Jo Jung-suk), Ahn Jung-won (Yoo Yeon-seok),  Kim Joon-wan (Jung Kyung-ho), Yang Seok-hyung (Kim Dae-myung), Chae Song-hwa (Jeon Mi-do), que, além de médicos, formam uma banda de covers. Há romance, amores não correspondidos, perdas e conquistas, sempre de uma maneira leve despretensiosa.

Há romance, amores não correspondidos, perdas e conquistas, sempre de uma maneira leve despretensiosa, mesmo quando algum dos temas são mais pesados. Os episódios são longos, cerca de 1h30m cada, mas valem a pena e não se sente o tempo passar.

Trailer Hospital Playlist

Poderia indicar mais uma infinidade de k-dramas, mas o artigo ficaria demasiado longo. E afinal, este é só o primeiro artigo deste site.

Alerta: o caminho do k-drama é um caminho sem volta.

Vocês foram avisados.

Enjoy!

Spread the love

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *